Correio Popular Notícia


AUDIÊNCIA PÚBLICA
Possível rompimento de barragem do Madeira em discussão na Assembleia

Data da notícia: 2015-11-19 10:43:56
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O deputado Léo Moraes (PTB) é proponente da audiência pública que será realizada no próximo dia 30, na Assembleia Legislativa, às 15h. Na pauta, o debate sobre as veiculações nos meios de comunicações da possibilidade de rompimento das barragens das usinas do Madeira.

O parlamentar disse ter ficado atento às informações repassadas no último dia 6 de novembro, durante a audiência pública em Manaus, que debateu os impactos ambientais advindos da instalação das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

Na audiência, proposta pelo de deputado estadual Dermilson Chagas (PDT-AM), o doutor em biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside, destacou que a falta de uma avaliação séria antes da obra colocou as barragens sob risco de rompimento.

O pesquisador explicou que os estudos para a construção das hidrelétricas previam apenas as cheias anteriores e não levaram em consideração as mudanças climáticas previstas para o futuro. Segundo Fearnside, a previsão de mudanças climáticas poderá ocasionar mais enchentes grandes. O biólogo disse que as usinas foram desenhadas nas enchentes passadas. Na de 2014, chegou ao limite. Dessa forma, exista o risco de que elas não suportem a pressão da água e se rompam, podendo haver tragédia em Porto Velho.

?O vertedouro das usinas não tem capacidade para grandes enchentes no futuro?, afirmou Philip Fearnside. Léo Moraes pediu com urgência a realização da audiência pública para cobrar dos consórcios responsáveis explicações e ao mesmo tempo solicitar medidas urgentes que tentem minimizar os prejuízos de ordem social, ambiental e econômica que os municípios da calha do Madeira já estão sofrendo.

?O assunto é sério, urgente e temos que nos assegurar da real situação das usinas, pois a população precisa saber da verdade. Estou vigilante?, garantiu Léo Moraes.

Fonte:






Noticia vista 1342 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.